Retribuir PDF Imprimir E-mail

7 de outubro

Retribuir

Leitura Bíblica: Provérbios 15:1-4; 7

Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam (1 Pe 3:9a).

Com frequência justificamos nossas atitudes e comportamentos com base naquilo que os outros nos fazem. Podemos também alegar que estamos estressados, devido ao mundo agitado em que vivemos. Veja a seguinte sequência de fatos e compare-a com sua vida. Será que você já não se envolveu numa situação semelhante, tentando justificar seus atos com o mal que lhe fizeram? Um diretor de empresa insultou seu gerente porque estava irritadíssimo. O gerente brigou com sua esposa, acusando-a de gastar demais. Nervosa, ela falou asperamente com a empregada, que deixou um prato cair no chão. A empregada chutou um cachorrinho, no qual tropeçara enquanto limpava os cacos. O cachorro siu correndo e mordeu uma senhora que passava pela rua. Ela teve de ir à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. A senhora reclamou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada. Este, ao chegar em casa, brigou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado. A esposa, por sua vez, beijou o marido e afagou seus cabelos dizendo: “Querido, amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis de nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranquilo. Amanhã você vai se sentir melhor”. A sequencia da retribuição do mal rompeu-se quando encontrou a tolerância, a doçura, o perdão e o amor. Quando alguém lhe fizer algum mal, não revide nem desconte nos outros. Faça o que a Bíblia ensina: seja educado, humilde e amoroso. Nosso texto bíblico diz que a palavra ríspida desperta a ira, mas a resposta calma desvia a fúria ( v 1), como ocorreu n história acima; o falar amável é árvore de vida (v 4) e as palavras dos sábios espalham conhecimento (v 7). Retribua o mal com o bem e semeie a compreensão, a tolerância e o amor no coração das pessoas. - HS

Tolerância e amor bloqueiam o avanço do mal.

O Pão Diário é uma publicação da rádio transmundial: http://www.transmundial.com.br

Bíblia online: http://www.bibliaonline.net/acessar.cgi?pagina=avancada&lang=BR

Deus forma